TKD/SMDC – O Último Exame da Época

Posted on Posted in Taekwondo

A Secção de Taekwondo da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças realizou no passado domingo, 9 de Julho, a sua 9.ª e derradeira sessão de exames de graduação da presente temporada.

Presentes a exame catorze praticantes: André Azevedo, Beatriz Alves, Beatriz Coutinho, Inês Ferreira, João Pires, Nathalia Gonçalves, Rodrigo Silva, Ruben Lopes, Samuel Cabral, Santiago Antunes, Santiago Veloso, Tiago Pereira, Tiago Silva e Tomás Figueiredo.

Entre os mais jovens, turma TAE,  havia dois estreantes, Santiago Antunes e Tomás Figueiredo, (5 e 6 anos respectivamente), ao passo que todos os outros eram atletas com mais experiência nestas andanças. Apesar da tenra idade, todos eles, sem excepção, conseguiram realizar os exercícios propostos e atingir com distinção os objectivos traçados.

Alguns conseguiram a sua primeira graduação, enquanto outros avançaram mais um passo na sua carreira desportiva, com os seguintes os resultados:

  • Santiago Antunes e Tomás Figueiredo, de cinto branco, (10.º Kup), para cinto branco com barra amarela, (9ºkup);
  • Beatriz Coutinho e Santiago Veloso, de cinto amarelo, (8.ºkup), a cinto amarelo com barra verde (7.ºkup);
  • Rodrigo Silva, Tiago Pereira e Inês Ferreira, de cinto verde, (6.ºkup), para cinto verde com barra azul (5.ºkup).

No rol de atletas da turma  KWON, (idades da partir dos 12 anos), havia um estreante, Ruben Lopes, que, apesar do visível nervosismo, se superou, superando também todas as provas a que foi submetido. Presentes também, um bom número de atletas com mais experiência, que foram sujeitos a provas e exercícios de dificuldade mais elevada e que, apesar da exigência, obtiveram o sucesso desejado.

Os resultados:

  • Ruben Lopes, de cinto branco, (10.ºkup), para cinto branco com barra amarela, (9.ºkup);
  • João Pires, de cinto branco barra amarelo, (9.ºkup), para cinto amarelo, (8.ºkup);
  • Nathalia Gonçalves, de cinto amarelo, (8.ºkup), para cinto amarelo com barra verde, (7.ºkup);
  • Beatriz Alves e André Azevedo, de cinto azul, (4.ºkup), para cinto azul com barra vermelha (3.ºkup).

Finalmente, referência para  Samuel Cabral e Tiago Silva.

Ambos prestaram, com sucesso, a prova para a sua graduação em cinto negro, a mais alta na hierarquia na modalidade, na fase em que se encontram, a que corresponde a classificação de 1.º Dan, embora esta fique por enquanto suspensa, até que os atletas perfaçam os 16 anos de idade, após o que, e de forma automática, isso acontecerá. Até lá ostentarão a classificação de 1.º Poom.

Esta circunstância, por si só, constitui um marco histórico na carreira dos treinadores Alexandre Lopes e Sara Prisal, uma vez que estes atletas acompanham os treinadores há cerca de 9 anos, e são os primeiros a atingir, sob as suas ordens, esta graduação que é, para o Samuel e o Tiago, o fim de um “caminho” e a transição para um outro em procurarão agora ultrapassar as diferentes etapas que constituem os 10 Dans do cinto negro.

Nesta altura, dada a exigência dos exames, quer a vertente prática quer a teórica e escrita, havendo ainda necessidade de correcção dos mesmos por parte dos examinadores, o resultado final dos atletas ficará confirmado apenas a 29 do corrente mês.

Se o parecer for positivo e se se confirmar o resultado conseguido neste domingo, após a análise da Mesa de Examinadores, constituída pelos Sambonim João Sousa e Alexandre Lopes, e a Kyosanim Sara Prisal, receberão um diploma internacional Kukkiwon, válido em todo o planeta.

A estes dois atletas em particular e, claro, a todos quantos estiveram em prova no dia de ontem, endereçamos os merecidos parabéns e votos de felicidades e sucesso nesta sua nova fase no TAEKWONDO.


Ricardo Fonseca com Alexandre Lopes