Festa da Páscoa – 2017

Posted on Posted in Banda Filarmónica, Cultura, Desporto, Evento Recreativo, Eventos, Futebol, Ginástica, Sem categoria

Uma tradição centenária. Entre os dias 13 e 24 de Abril, a Sociedade Musical e Desportiva de Caneças organiza a Festa da Páscoa em Caneças, talvez a mais importante, festividade local.

O programa dos festejos inclui como é hábito alguns importantes eventos de carácter religioso, para celebrar a quadra que atravessamos, e ao mesmo tempo outros de cariz pagão, com os tradicionais carrosséis e outros divertimentos, as tendas dos vendedores ambulantes, os comes-e-bebes com as farturas e outros petiscos, e ainda os espectáculos de música e dança, e as actividades desportivas no largo do Coreto.

Os pontos altos da festa, se exceptuarmos as celebrações pascais e as diferentes cerimónias religiosas, na Igreja de S. Pedro de Caneças, decorrerão precisamente no largo do coreto, com destaque para o concerto da Banda Filarmónica da SMDC, no Domingo de Páscoa, o espectáculo musical de Sábado, 22 de Abril, com a presença de diversos artistas, a exibição de ranchos folclóricos no Domingo 23, sendo a noite de 24 dedicada especialmente ao encerramento com um outro espectáculo musical que servirá também como comemoração do dia 25 de Abril.

No aspecto desportivo, destaque para os torneios de futebol nos escalões de formação, Infantis e Iniciados, que se realizarão entre os dias 14 e 15 de Abril, no Campo da Lapa.

No Sábado 15, o largo do coreto recebe as classe do Clube do Movimento, da CM Odivelas, e a classe de Zumba da SMDC, para uma aula aberta.

Embora decorra durante a quadra pascal, dedicando-lhe por isso uma atenção particular e integrando no seu programa todo o cerimonial religioso, a Festa da Páscoa em Caneças realiza-se em honra de Nossa Senhora do Rosário, e é precisamente em sua honra que, na 2.º feira, dia 17 de Abril, sairá o cortejo religioso com todas as imagens da Igreja de S. Pedro, percorrendo as principais artérias da vila de Caneças, seguindo o itinerário habitual.

Razões de sobra para, durante os próximos fins-de-semana, fazer uma visita à Vila de Caneças, apreciando o centro e os arredores, com as fontes e os espaços verdes, os divertimentos e espectáculos da festa, e a excelente gastronomia local.

Para a realização do evento, a SMDC conta com a ajuda e a preciosa colaboração das autarquias locais, Município de Odivelas e União das freguesias de Ramada e Caneças, e o apoio da Popular FM [90.9MHz], (estúdios no Pinhal Novo), para além de colaboração de um sem número de entidades particulares.

A Direcção da SMDC deseja-lhe um Páscoa Feliz!


Ricardo Fonseca