Campo da Lapa Alvo de Melhoramentos

Posted on Posted in Desporto, Futebol, Instalações

A renovação do piso sintético do Campo da Lapa está em marcha há algum tempo, mas as obras não vão ficar por aí.

O conjunto de obras a realizar no Campo da lapa representa três empreitadas distintas, envolvendo não apenas a substituição do relvado sintético, mas também a remodelação do sistema de iluminação artificial e ainda a instalação de uma nova vedação em todo o recinto.

Aspecto de alguma da maquinaria que estará envolvida nesta fase da obra

Este projecto foi longamente negociado com o executivo camarário e acabou por merecer parecer favorável, com a concessão de comparticipação financeira, num valor superior a 120 000,00€, que corresponderá na prática ao custo total das obras em curso.

Para este efeito, o executivo municipal levou em consideração a importância social que a SMDC desde sempre assumiu, designadamente no âmbito da sua actividade desportiva, com o reconhecimento por parte do Município de que “(…) os clubes/associações desportivas constituem a célula base do desenvolvimento desportivo local, enquanto importantes pólos dinamizadores da prática desportiva, (…)”.

Como é sabido, o actual piso sintético, que foi instalado em Outubro de 2005, e ultrapassou já largamente o período de garantia, apresentava-se agora com péssimo aspecto, bastante irregular e deteriorado, muito por força da utilização intensiva a que foi naturalmente sujeito ao longo deste 12 anos.

Aspecto do campo de jogos, antes ainda da completa limpeza do piso

A sua substituição constitui um melhoramento significativo, e representará também uma sensível melhoria para a prática do futebol, por parte das largas dezenas de atletas que ali se deslocam diariamente, no decorrer de cada temporada.

Numa segunda fase, avançar-se-á para a colocação de 4 postes de iluminação de 12 metros, que possibilitarão uma distribuição mais adequada da iluminação artificial, proporcionando melhores condições de utilização a todos os utentes.

Finalmente, a vedação, também bastante deteriorada, será alvo de intervenção, tendo em vista a sua substituição e remodelação.

São estas as benfeitorias previstas realizar no Campo da Lapa, fruto do esforço de todos os que estão envolvidos no projecto desportivo da SMDC, e, nunca é demais sublinhar, da indispensável ajuda financeira da CM Odivelas, sem a qual a obra não seria possível no imediato.

Entretanto, por força das obras em curso no nosso recinto desportivo, o início da época desportiva, agendado para início do corrente mês, ficou algo comprometido.

O Departamento de Futebol está nesta altura a fazer os esforços possíveis, no sentido de conseguir arrancar com a época a partir da próxima 2.ª feira, dia 11 de Setembro, tentando minorar eventuais influências negativas no trabalho a desenvolver nesta fase.


RF