Campeonato Nacional de Taekwondo Guilherme Pangas ao mais alto nível

Posted on Posted in Evento Desportivo, Taekwondo

Guilherme Pangas, representando o Taekwondo da SMDC, conseguiu um excelente 7.º lugar durante o Campeonato Nacional de Taekwondo das categorias de Cadetes e Juniores.

A prova teve lugar no passado sábado, em Gondomar, mais precisamente no Pavilhão Municipal de Fânzeres, com a presença de 186 atletas, em representação de dezenas de clubes e associações provenientes de todos os pontos do país.

Aspecto geral do Pavilhão Municipal de Fânzeres, Gondomar

Infelizmente, a estreia do “Gui” nesta competição, a prova rainha da modalidade, em que participam apenas os melhores atletas de cada associação distrital, não correu de feição, nem conforme toda a equipa esperava  que acontecesse, porque existe sempre a secreta esperança de conseguir mais em cada prova e atingir o ponto mais alto em cada etapa. Fica contudo uma experiência valiosa e o facto de ter estado em contacto com os seus pares.

Guilerme Pangas, Taekwondo/SMDC

Apesar do muito calor que se fazia sentir dentro do Pavilhão e das quase 10 horas consecutivas a que se viu obrigado ali permanecer, por força do calendário da prova, o nosso atleta manteve sempre a melhor das disposições e nem deu para notar, na forma como abordou a sua primeira “prova de fogo”, o natural nervosismo, acumulado ao longo do dia.

Presente para a pesagem regulamentar logo manhã cedo, Guilherme Pangas viria a ser chamado ao tatami apenas cerca das 17h00.

O nosso atleta competiu na categoria Júnior, -68Kg, cabendo-lhe defrontar Diogo Costa, atleta dos Jovens d’Ouro,  de Aveiro.

Iniciado o combate, o Guilherme entrou até bastante bem, anulando todas as investidas do seu oponente, mas, por outro lado, não conseguindo também ele pontuar.

O 1.º round terminou por isso com um nulo absoluto. Já na 2.ª etapa, ambos os atletas praticaram um estilo mais “aberto”, e a pontuação foi-se avolumando, infelizmente de forma desfavorável para o Guilherme, acabando este por sair derrotado por 7-4, mas de cabeça erguida e consciente de que tinha deixado no tapete o seu melhor Taekwondo.

Guilherme Pangas terminaria assim num honroso 7.º lugar na sua categoria.

A acompanhar o atleta estiveram os treinadores Alexandre Lopes e Sara Prisal que no final expressaram a sua satisfação e orgulho pela prestação do seu pupilo. “Estamos muito satisfeitos com a forma como tudo decorreu e a possibilidade de estar entre os melhores da nossa modalidade favorita. Parabéns ao “Gui”, para nós é já um verdadeiro Campeão”, prosseguindo, “continuamos, assim, muito contentes com a constante evolução dos nossos atletas, e motivados para o futuro”.

Pela nossa parte, felicitamos o Guilherme e os seus treinadores, que tão bem representaram Caneças e a SMDC nesta passagem pelo norte, lançando daqui o desafio de, para o ano, alargar a participação e as aspirações.


Ricardo Fonseca com Alexandre Lopes

Fotos: Alexandre Lopes