3.º Encontro de Escolas de Taekwondo

Posted on Posted in Taekwondo

Realizou-se na amanhã do passado  Sábado, 6 de Maio, na sala multiusos da SMDC, o 3.º Encontro de Escolas de Taekwondo, com a participação de atletas de 4 escolas da modalidade.

A iniciativa, que já passou pelo Estádio da Luz e, depois disso, pelo Restelo, teve lugar desta feita em Caneças, com organização conjunta do Taekwondo da SMDC, TKD/SMDC, e do Taekwondo Tidobok do Restelo/Belenenses.

No evento participaram, para além da escola anfitriã, as escolas de Taekwondo do Sport Lisboa e Benfica, do Tidobok do Restelo/Belenenses e da Associação Kiap da Bobadela, com participação record de 55 atletas, dos quais 24 pertenciam ao TKD/SMDC.

A reunião teve início bem cedo, e cerca das 8h30 já os primeiros participantes realizavam os necessários preparativos e o indispensável aquecimento. Na sala o ambiente era animado, com a presença dos muitos apoiantes e espectadores no anfiteatro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tal como os anteriores, o principal objectivo deste 3.º Encontro foi o de iniciar e ensinar os praticantes que agora se iniciam na modalidade no Jogo do Kyorugi, (combate), servindo ao mesmo tampo para que os mais experientes possam reciclar os seus conhecimentos, testando as suas capacidades no tatami, em ambiente próximo da competição mas sem o rigor desta.

Os atletas do TKD/SMDC superaram todas as expectativas, apresentando-se bastante concentrados e aplicando-se a fundo, conseguindo por isso um número record de presenças no pódio, numa só prova.

Santiago Veloso, Rodrigo Silva, Inês Ferreira, Afonso Nascimento, Diana Nascimento, Beatriz Alves, Guilherme Pangas e Rúben Lopes, ocuparam o lugar mais alto do pódio. Duarte Duque, Guilherme Pires, Tiago Pereira, Beatriz Coutinho, Nuno Maganão e Diana Lup obtiveram o 2.º posto e, finalmente, com o 3.º lugar, os atletas Guilherme Cavaco, Martin Caetano, Mafalda Santos, Sara Ferreira, Natália Gonçalves, Rodrigo Anjos, Eduardo Pereira, André Azevedo, João Pires, Ruben Lopes, Pedro Melo e a dupla Alexandre Lopes /Sara Prisal.

Alexandre Lopes e Sara Prisal confessaram no final a sua satisfação e orgulho, especialmente pela forma como os seus pupilos souberam aproveitar a ocasião para “aprender, falhar, melhorar e evoluir”.

Equipa da SMDC, presente no 3.º Encontro de Escolas de Taekwondo

“Foi muito gratificante ver a determinação e superação dos nossos atletas e gostámos de ver a coragem, atitude, garra e persistência de todos, sem excepção”, acrescentaram.

A finalizar, “estamos realmente muito satisfeitos, correu tudo bem, a todos os níveis, e, no fundo, o que vimos aqui hoje não é mais que a aplicação dos princípios do Taekwondo por parte de todos os participantes. Amanhã estaremos já a trabalhar com o pensamento na próxima prova, dia 20 de maio, em Sintra”.

3.º Encontro de Escolas de Taekwondo – tradicional foto de famíia

Ficou também expresso, por parte dos responsáveis pela modalidade na SMDC, o devido agradecimento a todos quantos colaboraram e apoiaram a organização, nomeadamente à Telma Cabral, ao Samuel Cabral, ao Tiago Silva, ao Ricardo Ribeiro e à Mariana Lopes. Igualmente aos  responsáveis pela arbitragem, Henrique Leite e Catarina Ribeiro. Ao executivo da UF Ramada e Caneças, pela oferta de todas a medalhas e troféus, aqui representada pelo vogal Mário Carvalho, responsável pela actividade desportiva, juventude e tempos livres. À colaboradora Amélia Trindade, pelo apoio no som, e também a José Marçal Pereira, membro da Direcção da SMDC, responsável pela área desportiva in door.

Finalmente, mas não menos importante, um agradecimento especial do Mestre Ricardo Sítima, (Taekwondo Tidobok), pela imprescindível colaboração na organização do evento e coordenação da todas as acções.


Ricardo Fonseca com Alexandre Lopes e Sara Prisal

Fotos: Margarida Pereira (reportagem completa em facebook.com/Taekwondo.SMDC/)